"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

Crentes desgarrados


Êxodo 23:4 “Se encontrares o boi do teu inimigo, ou o seu jumento, desgarrado, sem falta lho reconduzirás.”

Certamente que este mandamento veterotestamentário, não se limita ao boi ou ao jumento que deverão ser conduzidos ao rebanho do seu dono. Estes dois animais domésticos são simplesmente um exemplo de todos os outros animais e bens do próximo, quer se trate de cabras, ovelhas, bodes ou cavalos.
Mas podemos colocar as seguintes questões:
Se isto se refere aos bens do inimigo, será que não se aplica também aos bens do desconhecido, ou aos bens do amigo ou do irmão ?  Um pouco de bom senso nos levará a compreender a intenção do legislador dessas épocas tão remotas, pois se isto até se aplica aos bens do inimigo, quando mais se forem os bens dum desconhecido que nunca nos tenha feito mal, ou aos bens dum irmão ?!!
E será que essa preocupação com os animais, não se aplica também às pessoas? Se encontrarmos alguém perdido e desorientado, não teremos a obrigação de o encaminhar à sua casa?
Já algumas vezes tenho sido contactado, através da internet, por crentes vindos do Brasil para Portugal, que procuram localizar uma igreja evangélica. Se esse foi o seu caso, prezado irmão ou irmã que está a ler estas linhas, não pense que o seu caso foi uma excepção, ou um caso isolado. É por isso que resolvi abordar o assunto na minha página.
Nalguns casos, é fácil aconselhar, quando me dizem em que ponto de Portugal se encontram e qual era a sua igreja no Brasil. Basta-me investigar e indicar os endereços das igrejas mais próximas da mesma denominação, ou da denominação mais parecida. Mas infelizmente nem sempre assim acontece e penso que na maior parte dos casos ninguém se lembra dessa velha passagem de Êxodo 23:4, pois todas as igrejas querem crescer e mais um membro ou mais uma família é sempre bem-vinda, principalmente se já são crentes.
Penso no entanto, que devemos reanimar o método mais bíblico e mais neotestamentário, que são os prévios contactos entre as igrejas.
Se um crente, ou uma família brasileira imigra para Portugal e já sabe em que cidade irá morar, o mais aconselhável será um prévio contacto do pastor da sua igreja no Brasil com o pastor da mesma denominação em Portugal. Assim, à sua chegada a Portugal, o crente já não será um estranho, já poderá ter o eventual apoio da sua igreja em Portugal e a igreja portuguesa já terá a certeza de que se trata dum membro duma igreja evangélica da sua denominação. Este é o método bíblico que levará a uma maior aproximação das nossas igrejas dum e do outro lado do Atlântico.
Temos várias passagens neotestamentárias sobre o assunto II Coríntios 8:17/24, II Coríntios 9:3, Efésios 6:22,Filipenses 2:19, Colossenses 4:8, I Tessalonissenses 3:2 e Tito 3:12 são alguns exemplos em que até os próprios missionários eram acompanhados por uma carta de recomendação, por vezes de Paulo, às outras igrejas.
Se tal sistema, por vezes, não é muito viável por motivos culturais, quando o imigrante vem da Rússia ou da Ucrânia, já o mesmo se não pode dizer no caso do imigrante de países lusófonos, se vier de Cabo Verde, do Brasil ou Moçambique...  Através da “estrada da internet”, os pastores em Portugal estão somente a “alguns minutos de distância” dos pastores das igrejas de origem. 
Este breve comentáriodestina-se a alertar para o elevado número de crentes que ao vir para Portugal, afastados de suas igrejas de origem e seus familiares, acabam por se afastar também do Senhor..... Isto é o mais grave, e parece-me que todos nós, temos uma certa responsabilidade devido à nossa passividade e falta de iniciativa.
Afinal, parece que temos de aprender alguma coisa com a igreja primitiva, pois sem telefones nem internet, eles eram mais organizados do que nós.
Temos de reaprender e aplicar os métodos neotestamentários na nossa realidade.
Marinha Grande – Portugal
Julho de 2003.