"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

TRINDADE

Doutrina: TRINDADE

Texto Bíblico: Mt 3.16,17

INTRODUÇÃO

Este é um assunto muitas vezes pouco explorado e que, nem sempre, atrai o interesse e a dedicação dos estudantes da Bíblia, o que resulta em muitos enganos e dúvidas. Alguns dizem que Trindade é um assunto confuso e que se trata de um mistério, fugindo à capacidade de compreensão humana. Por esta razão não se aprofundam mais no conhecimento do assunto.
É bem verdade que alguns conceitos nós não conseguimos definir em sua plenitude com a capacidade de raciocínio e com palavras humanas, pois o divino está muito acima do nosso intelecto. Desta forma, não conseguimos explicar totalmente a eternidade de Deus e sua perfeição, seu poder, assim como a sua triunidade. Porém, o que há revelado na Bíblia é suficiente para que possamos crer no que está escrito e aceitar a verdade divina para nós, sabendo que, o que é espiritual se discerne com uma mente espiritual, ou seja, uma mente guiada pelo Espírito Santo de Deus.

CONCEITOS

Trindade significa três pessoas: O Pai, o Filho e o Espírito Santo, distintas em sua personalidade, mas unidas em uma mesma divindade, compartilhando da mesma natureza e dos mesmos atributos. O Pai não é a mesma pessoa do Filho e nem do Espírito Santo: são três pessoas, mas um único Deus. Trindade é diferente de tríade (o conjunto de três deuses) dos antigos povos hindus, egípcios, etc., pois ali eram três deuses entre outros tantos deuses. Trindade é um só e único Deus, formado por três pessoas.
A palavra Trindade não está presente na Bíblia. Ela foi utilizada pela primeira vez por Tertuliano, no século II, porém a doutrina da Trindade está espalhada em toda a Bíblia. O fato de não constar esta palavra na Bíblia não significa que ela não exista, pois a Bíblia não contém palavras como Via Láctea, gravidade e outras, e isto não significa que estas coisas não existam, apenas não eram conhecidas quando a Bíblia foi escrita. A Bíblia também não cita o cigarro, a heroína e o crack, mas o seu conteúdo doutrinário é contrário a estas coisas. Termos técnicos e conceitos organizados acerca de assuntos bíblicos como soteriologia, hamartiologia, etc. também não são citados na Bíblia, porém são usados e reconhecidos por todos que conhecem e estudam a Bíblia Sagrada.

TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

a) Uma palavra no hebraico traduzida como Deus é Elohim e está no plural. Ele é empregada em passagens como:
• Gn 1.26 – Façamos o homem
• Gn 3.22 – O homem é com um de nós
• Gn 11.7 – Desçamos e confundamos
• Is 6.8 – Quem há de ir por nós

b) Quando a Bíblia fala de único Deus em Dt 6.4, no hebraico a palavra usada é echad, que significa uma unidade composta: “Shema, Israel: Adonai Elohenu Adonai Echad” (Dt 6.4). Esta palavra é usada também em expressões como: uma só carne (duas pessoas): Gn 2.24, um só cacho (várias uvas): Nm 13.23, um só grupo (várias pessoas): Ed 2.64, etc.
Outra observação que precisa ser feita é a respeito da palavra Jeová, traduzida para o português a partir do tetragrama YHVH. A raiz desta palavra é traduzida do original como EU SOU e fala da eternidade e da auto-existência de Deus. Foi assim que Deus apresentou-se a Moisés no Monte Sinai em Êx 3.14. Jesus também identificou-se como sendo o Jeová do Sinai, quando disse aos judeus, em Jo 8.58: “Antes que Abraão existisse, EU SOU”. Isto para eles era uma blasfêmia, tanto que no v.59 eles pegaram em pedras para apedrejá-lo.
Em Isaías 6.1, ele viu a Jeová (a palavra Senhor aqui traduzida é YHVH) num alto e sublime trono. Os querubins diziam Santo 3 vezes e no v.8 Jeová diz: “Quem há de ir por nós?”. Paulo afirma em At 28.25,26, que o Jeová que Isaías viu foi o Espírito Santo (veja como a mensagem do v.26 é igual à de Is 6.8-10. Da mesma forma, João disse que Isaías estava falando de Jesus (Jo 12.40,41). O Salmo 68.18 diz que Jeová ascendeu ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dádivas. Paulo aplica esta passagem a Cristo (Ef 4.7,8). Isaías profetizou de um que viria desobstruir o caminho de Jeová (Is 40.3). Mt 3.3 afirma que este é João Batista, o que foi confirmado por ele próprio (Jo 1.23). Seu pai profetizou que ele iria à frente de Jeová (Lc 1.76). O próprio João afirmou que o Jeová que ele veio à frente é Jesus (Jo 1.30).

TRINDADE NO NOVO TESTAMENTO

c) As pessoas da Trindade são mostradas claramente na Bíblia no batismo de Jesus (Mt 3.16,17), na fórmula batismal (Mt 28.19 no nome de, e não, nos nomes de), na benção dos apóstolos (II Co 13.13) e em muitas outras passagens:

• Sl 33.6 – O Pai decreta, o Filho, a Palavra, executa e o Espírito dinamiza o processo.
• Is 48.13,16 – O criador dos céus e da Terra (aqui é o Filho) diz que o Senhor Jeová (o Pai) enviou-lhe o seu Espírito.
• Jo 20.22 – o Pai enviou o Filho, que soprou o Espírito Santo.
• Ef 4.4-6: sobre todos(o Pai), por todos (o Filho) e em todos (o Espírito Santo).
• Ef 2.18: por Ele (o Filho) temos acesso ao Pai, pelo Espírito.
• Ef 5.18-20: enchei-vos do Espírito salmodiando ao Senhor (o Filho) e dando graças ao Pai.
• I Co 12.4-6: o mesmo Espírito, o mesmo Senhor (o Filho) e o mesmo Deus (o Pai).
• I Pe 1.2: a presciência de Deus (o Pai), a santificação do Espírito e o sangue de Jesus (o Filho).
• Jo 14.26: o Consolador (o Espírito Santo) enviado pelo Pai em nome de Jesus (o Filho).
• Jo 15.26: o Consolador (o Espírito Santo), procede do Pai e testifica do Filho.
• Jd 20,21: a oração no Espírito Santo, a caridade de Deus (o Pai) e a misericórdia de Jesus (o Filho).

Vejamos a comparação entre estas passagens:

• Paulo ensina em At 17.25 que o Pai é quem dá a vida. O próprio Jesus disse que o Filho dá a vida a quem ele quer (Jo 5.21) e, ainda, lemos em Rm 8.11 que é o Espírito Santo quem dará a vida aos nossos corpos mortais.
• Temos em Cl 6.16 que o Pai habita em nós. Da mesma maneira, está escrito em Ef 3.17 que o Filho habita em nós, e em Rm 8.9, que o Espírito Santo habita em nós.
• O escritor aos Hebreus afirma no primeiro versículo do livro que Deus falou pelos profetas. Pedro afirma que eles falaram pelo Espírito de Cristo (I Pe 1.11) e também que falaram pelo Espírito Santo (II Pe 1.21).
• Jesus ensinou que os discípulos, quando confrontados a respeito de sua fé, não falariam de si mesmos, mas seria dada a palavra a eles pelo Espírito do Pai (Mt 10.20). Em outra passagem (Lc 21.15), ele disse que seria ele próprio quem daria a palavra, e ensina também que eles teriam a palavra dada pelo Espírito Santo (Mc 13.11).

BIBLIOGRAFIA

DAGGS, John L. Manual de Teologia, São José dos Campos – SP, Editora Fiel, 3ª edição, 2003.
ERICKSON, MIllard J. Introdução à Teologia Sistemática, São Paulo-SP, Edições Vida Nova, 1ª edição, 1997.