"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

Deus - Onipresença

Doutrina: A Onipresença Divina
Leitura: SL 139.1-24

A palavra “onipresença” deriva de dois vocábulos latinos, “omnis” que significa “tudo”, e “praesum”, que significa “estar próximo ou presente”.Este atributo divino é definido por GRUDEM, como: “Deus não tem tamanho nem dimensões espaciais e está presente em cada ponto do espaço com todo o seu Ser; Ele, porém, age de modo diferente em lugares diferentes”.Alguns teólogos fazem distinção entre a onipresença e a imensidão, como características da infinidade de Deus, onde imensidão fala da transcedência de Deus, além do espaço, e a onipresença, que Ele preenche todo o espaço com Seu Ser inteiro.
A Bíblia nos mostra que, antes de criar o espaço, Deus já existia (Gn 1.1). Deus criou o espaço e domina sobre ele (Dt 10.14; Gn 14.19).Deus está presente em todo lugar (Jr 23.23,24; Sl 139.7-10). Não há um único ponto em todo o universo onde Deus não esteja presente e onde Ele está, está com todo o Seu Ser e não apenas uma parte dele. As Escrituras declaram que Deus é imanente na Sua criação, que não há lugar nos céus ou no inferno onde os homens possam ocultar-se da presença do Senhor. Ensinam também que Deus está a um só tempo distante e bem perto, e é nEle que os homens se movem e vivem e têm a sua existência (At 17.24-28).
Deus não pode ser contido pelo espaço (1 Rs 8.27; 2 Cr 2.6; Is 66.1,2; At 7.48), mas o preenche completamente. “Este preenchimento não se deve à multiplicação infinita do Seu Espírito, visto que Ele é eternamente um e individual; também não é resultado da difusa infinita de Sua essência atrvés do espaço infinito, como o ar é difuso sobre a superfície da terra, visto que Deus, sendo um Espírito, não é composto de partes, nem é capaz de extensão, mas a Divindade inteira em uma indivisível essência está igualmente presenet em cada momento de eterna duração à totalidade do espaço infinito, e em cada parte dele” (Hodge).Deus não é um ser muito grande, mas um ser sem tamanho nem dimensões no espaço. Deus é espírito (Jo 4.24; 2 Co 3.17), portanto, não tem um corpo limitado. Quando a Bíblia fala da mão de Deus, do dedo, do braço, etc (Dt 4.34; Sl 8.3; Lc 11.20), está usando antropomorfismo. (antropomorfismo: linguagem que usa a forma humana para explicar os atributos invisíveis de Deus).
Deus está presente em toda a sua criação (Deus está em todo lugar), mas é distinto dela, diferentemente do que afirma o panteísmo (Deus é tudo). Deus é imanente em todas as Suas criaturas, na Sua criação inteira, mas de modo nenhum é limitado a esta.Apesar do fato de que Deus é distinto do mundo e não pode ser identificado com ele, não obstante está presente em cada parte da Sua criação, não somente com Seu poder, mas também com Sua essência e natureza.
Deus está presente de modo diferente em lugares diferentes.
CAMPOS distingue três modos de presença no espaço: “Os corpos ocupam o espaço circunscritivamente, porque são limitados por ele; os espíritos finitos ocupam o espaço definidamente, visto que não estão em toda parte, mas somente num dado e definido lugar; e, em distinção de ambos estes modos, Deus ocupa o espaço repletivamente, porque ele preenche todo o espaço (Ef 1.23). Ele não está ausente de nenhuma parte do espaço, nem tampouco está mais presente numa parte que noutra”.Deus está presente no céu (Sl 115.3), na terra (Gn 28.16) e até no inferno (Jó 26.6; Pv 15.11; Am 9.2). Em alguns lugares, Deus está presente para punir (Am 9.1-4), em outros, para sustentar (Cl 1.17; Hb 1.3) e em outros para abençoar (Gn 26.3). Charnock (apud CAMPOS) diz: “Ele enche o inferno com a Sua severidade, os céus com Sua glória, e o Seu povo com Sua graça”.
Deus escolhe certos lugares para manifestar sua presença: o Céu é o lugar do Seu trono (Sl 113.5). Ele não está mais presente em algum lugar do que em outro, mas manifesta a Sua presença de modo especial (Mt 18.20).Quando o povo de Deus estava no deserto, a arca era o lugar, geograficamente falando, onde Deus se manifestava em Israel e para Israel (Ex 25.21,22). Quando a arca é levada pelos filisteus, Deus continua presente em Israel por causa da Sua Onipresença, contudo, não mais se manifesta (1 Sm 4.17-22). Um exemplo da Onipresença versus Presença manifesta é que Ele está presente, em uma sessão mediúnica por causa de Sua Onipresença, mas Sua Presença não é manifesta ali.
A natureza da Sua permanência está em harmonia com a das Suas criaturas. Ele não habita na terra do mesmo modo como habita no céu, nem nos animais como habita no homem, nem na criação inorgânica como na orgânica, nem dos ímpios como nos piedosos, nem na Igreja como em Cristo. A presença de Deus pode ser acompanhada de Sua benevolência, nos crentes, ou desacompanhada dela, nos ímpios.Deus habita no crente (Rm 8.9,10; 2 Co 3.17; Jo 14.23), ou seja, está presente não apenas para sustentar, mas para abençoar (Is 57.15); nos descrentes, como em toda a criação, só há a presença de sustentação (Sl 104.27-30; At 17.25).Nos crentes, a presença de Deus se dá providencialmente, salvadoramente, santificadoramente e gloriosamente, segundo CAMPOS.Quando a Bíblia afirma que Deus está longe, não significa que Deus não está ali, significa que Ele não está presente para abençoar (Is 59.2; Pv 15.29).
Importância da Onipresença
Para os crentes, é uma benção conhecer a onipresença divina. Se Deus está presente em todo lugar, significa que podemos orar a Ele e adorá-lo em qualquer lugar e nenhum lugar é melhor do que outro para fazermos isto (Jo 4.20).Podemos ir a qualquer lugar; se ali precisarmos de socorro de Deus, ali Ele está, mesmo nos lugares mais difíceis (Is 43.2), como estava com Cristo (Jo 16.32).Tudo o que fazemos que O agrada, Ele vê (Pv 15.3) e nos recompensa por isto (Mt 6.4). Deus está presente, bem próximo, ao seu lado, e este Deus o vê e o conhece inteiramente (Hb 4.13). Neste ponto é que a fé se inicia, e embora possa continuar, passando a incluir mais mil verdades maravilhosas, todas estas voltam a se referir à verdade de que Deus é, e Deus está aqui.Lembre-se, você não precisa enfrentar fila, ou marcar horário para falar com Deus, Ele está onde você estiver.
Para os incrédulos, entretanto, é pavoroso saber que Deus está em todo lugar, pois não podem ocultar-se dEle, engano este cometido pelo profeta Jonas (Jn 1.3,4). Todos os ímpios vão prestar contas de seus atos mais secretos.
Quando fazemos algo que O desagrada, também Ele verá (2 Cr 16.9). Ninguém deve enganar-se, achando que faz algo que Deus não veja (Ez 8.12).

Obras consultadas:
BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã, 2001. 3ª edição.
CAMPOS, Heber Carlos de. O Ser de Deus e Seus Atributos. São Paulo: Cultura Cristã, 2002. 3ª edição.
GRUDEM, Wayne. Teologia Sistemática. São Paulo: Vida Nova, 1999.