"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

A Doutrina dos Anjos Bons

Doutrina: A Doutrina dos Anjos
Texto-base: Hb 1.1-2.18

Definição: Do grego angelos . Em hebraico, malak. Significa "mensageiro”.
No AT, o termo malak ocorre 108 vezes. No NT, onde a palavra angelos aparece 165 vezes.

Os anjos são seres reais, espirituais, criados por Deus (Ne 9.6; Sl 148.2,5; Cl 1.16). Estavam presentes quando a terra foi criada (Jó 38.4-7)

Natureza dos anjos:
São espíritos incorpóreos (Sl 104.4; Hb 1.14; Ef 6.12)
Não devem ser adorados (Rm 1.25; Cl 2.18; Ap 19.10; 22.8,9)
Na maior parte do tempo, são invisíveis. Podem tomar a forma de corpos humanos (Hb 13.2; Gn 19.1; Lc 1.26,27; At 8.26; 12.7,8)
São uma companhia, não uma raça. Não morrem; não há aumento ou diminuição do seu número (Lc 20.34-36). No AT por 5 vezes são chamados de "filhos de Deus" ( Gn 6.2,4; Jó 1.6; 2.1; 38.7 ) mas nunca lemos a respeito dos "filhos dos anjos". Os anjos sempre são descritos como varões, porém na realidade não tem sexo, não propagam sua espécie (Lc 20.34-35).
Existem em grande número (Hb 12.2; Mt 26.53*; Ap 5.11) - * Legião = cerca de 4500.
Sua morada é o céu (Mt 22.30; Lc 2.13-15; Jo 1.51; Mc 13.32; Gl 1.8)

A personalidade dos anjos:
São seres individuais, racionais (2 Sm 14.20; 1 Pe 1.12). São seres morais, capazes de saber o certo e o errado (2 Pe 2.4; Jd 6). Este período de “teste” dos anjos, quando podiam ou não obedecer a Deus, passou.
Possuem sabedoria sobre-humana, mas limitada- Não são Oniscientes (Mt 24.36)
Possuem grande poder (Sl 103.20; 2 Pe 2.11; 2 Ts 1.7). Libertaram os discípulos (At 5.19; 12.7). Tiraram a pedra do túmulo de Jesus (Mt 28.2). Prenderão Satanás (Ap 20.1,2)
São subordinados a Deus e Cristo (Cl 2.10; 1 Pe 3.22)

São seres pessoais: Inteligência – Dn.10.14, Emoções – Jó 38.7, Vontade – Is.14.13,14 , Não são Onipresentes – Dn.9.21-23, Não são Onipotentes – Dn.10.13.

Existem aparentemente diferentes posições ou cargos (Ef 1.21; Cl 1.16; 1 Pe 3.22)

Ministério dos anjos
Em relação a Deus:
Prestar louvor e adoração (Ap 5.11,12; Hb 1.6; Is 6.3; Sl 103.20,21)
Levar a Lei de Deus ao seu povo (At 7.53; Gl 3.19; Hb 2.2)
Executar os juízos de Deus (At 12.23; 2 Rs 19.35; Ap 16.1)
Ajudar no dia do Juízo Final (Mt 13.30,39, 49, 50; 2 Ts 1.7,8)

Em relação a Cristo:
Anunciaram seu nascimento – a Maria (Lc 1.26-38), a José (Mt 1.20), aos pastores (Lc 2.8-15)
Protegeram o menino (Mt 2.13,19,20)
Ministraram a Ele após a tentação no deserto (Mt 4.11)
Fortaleceram-no no Getsêmani (Lc 22.43) e poderiam livrá-lo (Mt 26.53).
Removeu a pedra do sepulcro (Mt 28.2-7)
Presentes na Sua ascensão (At 1.11)
Rendem-lhe homenagens (1 Pe 3.22) e Acompanharão a Sua volta (Mt 16.27; 25.31)

Em relação aos crentes:
Protegem do perigo (Sl 91.11,12; Gn 19.15,16)
Livramento de inimigos (Sl 34.7; 2 Rs 6.15-17; Dn 6.22; At 12.11)
Encorajamento nas provações (1 R2 19.5; Gn 28.12,13; 32.1,2; At 27.22-24)
Orientação (Mt 1.20; At 8.26; At 10.3-5)
Acompanhamento da alma na morte (Lc 16.22)
Alegria na salvação (Lc 15.10; 12.8,9) e Ministram (Hb 1.14)

Alguns seres angelicais destacados:
OS SERAFINS
O termo hebraico é saraph. O significado é "queimar", dando a idéia de anjos abrasadores (rebrilhantes). A única menção é em Is 6. Aparecem associados com os Querubins na tarefa de resguardar o trono divino. Têm forma humana, embora possuam 6 asas (Is 6.2). Estavam postos acima do trono de Deus, o que parece indicar que sejam líderes na adoração ao Senhor. Parecem estar ligados a certas funções de vigilância e adoração.

OS QUERUBINS
No hebraico, temos keruhbim , plural de kerub . No grego cheroub . Palavra de etimologia incerta.
No AT esses seres são apresentados como simbólicos e celestiais. No livro de Gênesis, tinham a incumbência de guardar o caminho para a árvore da vida, no jardim do Éden (Gn 3.24). Função semelhante dos querubins dourados sobre a arca (Ex 25.18-22; Cf Hb 9.5).
No livro de Ezequiel (Ez 10), o trono-carruagem de Deus, que continuava sustentado por Querubins, tornava-se móvel. Também foram bordados Querubins nas cortinas e véus do Tabernáculo, bem como estampados nas paredes do Templo (Êx 26.31; 2Cr 3.7). Parecem estar ligados à justiça e à majestade do trono de Deus.

O ARCANJO MIGUEL
No grego encontramos Michael, heb. mika'el . Significa "quem é como El (Deus)?". Aparece Dn 10.13,21 e 12.1 e reaparece no NT em Jd 9 e Ap 12.7.
A Bíblia só revela a existência de um único Arcanjo (anjo-chefe), Miguel. Nas duas ocorrências da palavra grega archangelos , "arcanjo", 1Ts 4.16 e Jd 9, o termo só aparece no singular. Como Gabriel, é um ser celestial . Tem, no entanto, responsabilidade especiais como protetor de Israel (Dn 10.13,21), e ele comanda os exércitos celestiais contra todas as forças sobrenaturais do mal (Dn 12.1).

O ANJO GABRIEL
O vocábulo hebraico Gabriel significa "homem de Deus" (heb. geber , "varão" e El - forma abreviada de Elohim , "Deus").
No AT, Gabriel aparece apenas em Daniel, como mensageiro celestial que surge na forma de um homem (Dn 8.16; 9.21). Suas funções são: revelar o futuro ao interpretar uma visão (Dn 8.17), e dar entendimento e sabedoria ao próprio Daniel (Dn 9.22).
No NT, Gabriel surge somente na narrativa de Lucas. Ali, ele é o mensageiro angelical que anuncia grandes eventos: o nascimento de João (Lc 1.11-20) e de Jesus (Lc 1.26-38). Também é apresentado como aquele que "assiste diante de Deus" (Lc 1.19). Destes casos, conclui-se que Gabriel é o portador das grandes mensagens divinas aos homens.

O ANJO DO SENHOR
As aparições do Anjo do Senhor se constituem em Teofanias (aparição de Cristo em presença pré-encarnada). A expressão "Anjo do Senhor" ou "Anjo de Deus", se encontram mais de 50 vezes no AT.
A primeira aparição foi no episódio de Agar, no deserto (Gn 16.7). Outros acontecimentos incluíram pessoas como Abraão (Gn 22.11,15), Jacó (Gn 31.11-13), Moisés (Êx 3.2), todos os israelitas durante o Êxodo (Êx 14.19) e posteriormente em Boquim (Jz 2.1,4), Balaão (Nm 22.22-36), Gideão (Jz 6.11), Davi (1Cr 21.16), entre outros.
O Anjo do Senhor realizou várias tarefas semelhantes às dos anjos, em geral. Às vezes, suas aparições eram simplesmente para trazer mensagens de Deus, como por exemplo em Gn 22.15-18; 31.11-13. Em outras aparições, Ele fora enviado para suprir necessidades (1Rs 19.5-7) ou para proteger o povo de Deus de perigos (Êx 14.19; Dn 6.22).
O Anjo do Senhor aceitou adoração (Js 5.14). Caso fosse simplesmente "um anjo", teria proibido a Josué de adorá-lo, como ocorreu em Ap 19.10 e Ap 22.8,9. Tem nome maravilhoso (Jz 13.18) – paralelo com Is 9.6.
Refere-se a si mesmo como Deus (Gn 22.11-18; Ex 3.2-5; Jz 6.11-23)
No NT, não utiliza-se o termo "o Anjo do Senhor" como pessoa específica. (troca-se o artigo definido "o" pelo artigo indefinido "um" (Lc 1.11; At 12.7 e At 12.23).

Obras consultadas:
BANCROFT, Dr. Emery H. Teologia Elementar. Trad. João M. Bentes.3ª ed. SP, Imprensa Batista Regular, 1986.
CHAMPLIN, Russel N. & BENTES, João Marques. Enciclopédia de Bíblia Teologia e Filosofia (6 volumes).São Paulo.
DUFFIELD, Guy P.; CLEAVE, Nathaniel M Van. Fundamentos da Teologia Pentecostal. São Paulo: Quadrangular, 1991.