"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

Como Saber a Vontade de Deus

Como Saber a Vontade de Deus

Leitura: Rm 12.1,2

Muitas vezes perguntamos: “Como saber a vontade de Deus?”. Às vezes é uma questão de relacionamentos (namorar com esse, ou não; casar com aquele, ou não). Outras vezes a dúvida é em relação a emprego, mudança de cidade, escolha de carreira, etc.
É sempre mais fácil saber o que outra pessoa realmente quer quando você a conhece bem. Se quiser dar um presente a uma pessoa, alguém que tem intimidade com ela saberá mais facilmente do que ela gosta! Certamente Deus irá revelar a Sua vontade a nós, mas, quanto mais O conhecermos, mais claramente entenderemos e ouviremos Sua vontade. Por isso, devemos buscar ao Senhor para saber Sua vontade. Alguns passos podem ajudar-nos nesta busca:

1. Orar, buscar a Deus (Tg 1.5,6).

Deus promete dar sabedoria e discernimento a todos que pedem e devemos pedir-lhe com fé. O salmista orava constantemente pedindo a direção de Deus (Sl 25.4,5; 27.11; 31.3; 139.24; 143.10). Quando deixamos de orar podemos agir de acordo com a aparência (que muitas vezes e enganosa) e tomarmos decisões erradas (Js 98-16; Pv 3.5).
Precisamos orar constantemente a Deus, para conhecê-Lo melhor. Quanto mais nós O conhecemos, melhor entenderemos a Sua vontade. Parte da maneira como Deus se revela para nós não é apenas através de respostas momentâneas, mas, através de um contato prolongado e profundo. Devemos procurar melhorar nosso relacionamento com Deus em oração e veremos que as respostas dEle às nossas dúvidas virão de forma cada vez mais tranqüila e natural. Deus se alegra quando oramos (Pv 15.8).
Devemos orar uns pelos outros, para que Deus nos guie à sua vontade (Cl 4.12).

2. Ler e estudar a Palavra de Deus (Rm 12.1-2)

A vontade geral de Deus está exaustivamente registrada nas escrituras: não mate, não adultere, não cobice, não seja idólatra, não minta, não roube, não se prostitua, etc.
Se queremos conhecer a Vontade de Deus será necessário conhecer a Deus. E só na Bíblia vamos saber como ele age, como Ele se revela e qual Sua vontade. A melhor orientação não é o nosso próprio conhecimento e nem a opinião das pessoas, mas a Palavra de Deus (Pv 16.25).
Quando temos a mente renovada pela palavra de Deus podemos tomar boas decisões, baseadas na orientação divina e não dos padrões mundanos. Devemos conhecer a Bíblia para discernirmos se:
a) Se o que estamos querendo está de acordo com a vontade revelada de Deus em Sua Palavra;
b) Se isto irá glorificar a Deus;
c) Se isto irá proporcionar crescimento espiritual.

3. Pedir a orientação do Espírito Santo (Sl 143.10)

O Cristão tem o Espírito Santo como guia. Ele pode não falar em meu ouvido, mas tocará em meu coração e operará em minha mente para me ajudar a conhecer a vontade de Deus. Ou simplesmente fortificará a minha vontade de fazer algo (Fl 2.13).
Devemos estar atentos à voz do Espírito, que nos guiará em circunstâncias adversas para que alcancemos a vontade do Pai (Rm 8.14). Esta orientação pode ser simplesmente nos dando paz sobre o que estamos querendo fazer (Cl 3.15).

4. Buscar conselhos de cristãos maduros (Pv 12.15; 15:14; 18:15; 20:18)

Roboão, um dos filhos de Salomão, um dos homens mais sábios da Bíblia, ao em vez de escutar os conselhos dos anciãos de Israel, escutou seus jovens amigos, e assim dividiu ao povo de Israel (1 Reis 12). É mais sábio procurar uma pessoa com experiência e bom exemplo na vida Cristã, que terá melhores condições de nos indicar qual seria a vontade de Deus.
Certa vez Jesus recomendou a seus discí¬pulos que ouvissem a igreja (Mt 18.17). Um amigo que enxergue a situação “de fora” ou um cristão experiente que já tenha vivido situações semelhantes podem aconselhar com sobriedade (2 Co 1.4).
Moisés ouviu o bom conselho de seu sogro e tomou uma decisão muito acertada (Ex 18.17).

5. Observar as portas abertas (At 16.6-7)

Deus quer nos mostrar o caminho. Só Ele pode nos mostrar a direção certa (Sl 25.4-5)
Se você quer seguir algum caminho ou alcançar algum objetivo, se isto for a vontade de Deus, as portas vão abrir. Se não for, você pode forçá-las, mas pode depois vir a se arrepender devido ao que encontrar do outro lado daquelas portas. Esteja sempre atento para a vontade de Deus e para as portas abrindo ou fechando de acordo com Sua vontade.

6. Estar disposto a obedecer a Deus

Se queremos saber a vontade, temos que estar dispostos a obedecê-la: Deus não irá nos forçar. Ele não tomará brutalmente o controle de nossa vida. Deus espera que nos ofereçamos voluntariamente (Sl 37.4,5). Como esperamos saber a vontade de Deus para nós se Ele já sabe que não iremos cumpri-la? Devemos orar como o Senhor Jesus: faça a Tua vontade (Lc 22.42).

Nem sempre Deus indica claramente a Sua vontade, mas Ele permite que façamos escolhas em relação a estas coisas. Se estivermos caminhando junto ao Senhor e verdadeiramente desejarmos a vontade dEle para nossa vida, Ele colocará Sua vontade em nosso coração.

Precisamos perguntar a nós mesmos:
Quero mesmo discernir a vontade de Deus, ou simplesmente quero que ele aprove a minha? Não podemos simplesmente dizer: “é a vontade de Deus porque é bom”, mas devemos dizer: “é bom porque é a vontade de Deus” (Sl 40.8). A vontade de Deus é sempre o melhor, embora às vezes não pareça (Jr 42.2-6).
Às vezes queremos simplesmente que Deus cumpra ou aprove nossos planos, mas Ele tem sempre algo mais excelente para nós (Jo 5.1-9).
Terei coragem de aceitar e fazer a vontade de Deus depois que a discernir? Muitas pessoas formulam inúmeras perguntas sobre a maneira de poderem descobrir a vontade de Deus e quando a descobrem dizem: “Isso não. Farei qualquer coisa, menos isso”.

Devemos aguardar discernir a vontade de Deus e o tempo certo de agir (Ec 8.5).



FERGUSON, Sinclair. Descobrindo a Vontade de Deus. São Paulo: PES, 1998.
MCCLUNG, Floyd. Como Vou Saber o que Deus Quer para Minha Vida? Venda Nova: Betânia, 1998.