"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

Alegria Completa

Muitas pessoas percebem que não há vantagem em viver na tristeza. Algumas esforçam-se por apresentar um rosto sorridente e falar num tom alegre, mas na maioria dos casos conseguem, quando muito, uma alegria muito insegura, sempre a fugir-lhes.
Jesus Cristo, que é Mestre nas questões fundamentais da vida, falou da possibilidade das pessoas terem uma “alegria completa”. Um dia disse aos seus discípulos: Digo-vos estas coisas para que tenham a minha alegria e para que a vossa alegria seja completa. João 15:11. Portanto, segundo Jesus, a alegria perfeita, total, é possível. Muitos autênticos cristãos, ao longo da história, e nos nossos dias, têm dado provas de serem pessoas realmente cheias de alegria no seu viver, mesmo que, como é natural, também encontrem problemas e por vezes problemas complicados. Estar cheio de alegria, no sentido verdadeiro, não significa andar sempre à gargalhada. Há quem dê gargalhadas e viva amargurado.
A alegria plena que Jesus anuncia está dependente de uma condição também por ele referida no mesmo discurso. Trata-se da pessoa que quer a alegria completa viver amando como Cristo amou. Diz Ele: O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros, como eu vos amei a vós. João 15:17 Está aqui o segredo de uma vida cheia de alegria: é amar toda a gente, como Cristo também amou toda a gente. Os homens e as mulheres que eram desprezados e a quem chamavam pecadores, as prostitutas, os beberrões, a todos Jesus acolhia, com todos se dava, a ninguém desprezava. Quem ia ter com Jesus era sempre recebido com atenção, e a todos procurava ajudar. Ser cristão é imitar Jesus nesse modo de viverEfésios 5:1 e I Coríntios 11:1.
É este o caminho para se alcançar uma alegria verdadeira e sem limites. Agir assim para com as pessoas é amar no sentido cristão. Amor (ágape) não é apenas sentimento, mas é, principalmente, a disposição para ajudar, aceitar a pessoa como ela é, conviver com ela, sem barreiras de raça, de situação social, de religião, de política. E perdoar-lhe se ela nos fez mal e está arrependida.
O mundo em que vivemos precisa urgentemente dessa alegria que ninguém pode destruir, e ela virá à nossa vida se pusermos em prática o ensino e exemplo de Jesus Cristo.

Figueira de Foz – Portugal – Junho de 2006


 fonte de pesquisa
www.estudos-biblicos.com