"Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,
Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,
Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;
Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;
Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós."
Efésios 4:1-6

Cantar é louvar a Deus ?

Irmão Camilo,
Graça e Paz!
Foi um prazer encontrar um site no qual eu tivesse tamanha identificação com os assuntos abordados. Meu nome é Ruth Varela, tenho 41 anos de vida e 23 anos de vida cristã, sou mãe de Lívia 15 (estuda piano e flauta doce), Caroline, 14 e Vinícius, 11 (também estuda piano e flauta doce), sou membro da Igreja Batista em Monte Castelo, Fortaleza, Ceará, Brasil. Atualmente sou conselheira de um grupo missionário de meninas de 9-16 anos e dirijo o grupo Ministério Expressão, Arte e Louvor (formado por adolescentes e jovens), também dou suporte para o grupo jovem e sou da comissão de eventos. A finalidade desta minha carta não é apresentar o meu currículo na internet e nem muito menos mostrar ao público leitor desta página, que ando trabalhando muito em minha igreja (que é uma verdade!), entretanto julguei necessário fazer conhecidas minhas funções para que após a leitura, eu não seja tachada de não gostar de música, que para mim seria doloroso.
Senti-me sensibilizada a escrever diante do que tenho visto em minha igreja e em outras igrejas aqui no meu estado no que tange ao assunto “LOUVOR” e “CONHECIMENTO DA PALAVRA”.
Este ano, tive oportunidade de ser professora da classe de jovens da Escola Bíblica Dominical - EBD por cinco meses e confesso que me assustei pela falta de conhecimento bíblico que alguns alunos tinham (ou não tinham).
Por outro lado minha igreja é uma igreja na qual a música exerce um papel predominante e dominante e quando comecei fazer um paralelo em cantar e louvar fiquei com muitas dúvidas.
Anteriormente tínhamos uma igreja com muitos grupos de louvor e eu acreditava que naquele lugar o louvor era levado a sério. Passado o tempo, muitos problemas aconteceram e a  área mais afetada foi o Louvor. Sucedeu que todos os grupos de louvor saíram da igreja e eu comecei a me questionar e também ao Senhor. - Por que o louvor?
Daí, comecei a pesquisar na bíblia qual a razão do louvor? Como deveríamos apresentar o nosso louvor para que ele fosse aceito? Será que cantar na igreja era a mesma coisa que louvar? Será que não estávamos dedicando tempo demais para os ensaios de músicas novas e o tempo mínimo para o estudo da Palavra? E será que não teria sido esta a razão de tamanho impacto espiritual em nossas vidas no ano que passou?
Meu coração transborda de alegria quando vejo o templo repleto de jovens e adolescentes louvando ao Senhor? Mas, será que estamos ensinando-os a realmente louvar verdadeiramente? Ou estamos fazendo uma lavagem cerebral para o “bem” e transformando a igreja em clube? Nossos jovens e adolescentes sabem em quem verdadeiramente é fundamentada a sua fé e qual é a sua missão dentro do plano de Deus?
Às vezes, observando o desenrolar do culto me perguntava: - Porque na hora do louvor todos os jovens e adolescentes e alguns adultos estavam dentro da igreja cantando animadamente, fazendo coreografias da música executada e no momento que o pastor deslocava-se para o público para transmitir a mensagem eles saiam sutilmente e não mais retornavam para o santuário? Será que a mensagem era antiquada e não fazia parte do culto? Será que o culto mudou? Será que a música tem que ser tão barulhenta, sem conteúdo e repetitiva para agradar o novo público? E ler/estudar a bíblia é uma atitude da igreja do passado?
Irmão Camilo, perdão se estou ocupando sua página com tantos questionamentos mas, gostaria que o irmão ou outro colaborador se sensibilizasse para este assunto e escrevesse para pessoas como eu, que se sentem fora do contexto musical das igrejas do século XXI.
Fraternalmente em Cristo Jesus.
Ruth Varela



Comentário de Camilo Coelho

Resolvi colocar a importante questão levantada pela nossa irmã Ruth Varela, à consideração dos leitores da “Estudos bíblicos sem fronteiras teológicas”.
Cantar é Louvar?  
Certamente que há outros tipos de louvor. Podemos louvar pela oração, pela pregação, pelo teatro, mas como vemos por esta mensagem da nossa irmã, geralmente associamos o louvor à música. Mas será que toda a música é louvor?
Ter uma boa voz para cantar é sintoma de espiritualidade?
Para o coro da igreja certamente que é necessário seleccionar a vozes. Mas poderá o Senhor estar mais interessado no louvor de quem foi rejeitado no coro da igreja por não ter boa voz, do que nos cânticos de muitos dos nossos bons cantores?
Será que Deus tem uma maneira de escutar os nossos cânticos, que nada tem a ver com os nossos valores musicais?
Embora a opinião da assistência aos cultos seja importante, para quem cantamos em primeiro lugar? Para a igreja ou para o Senhor da Igreja?
Quando é que podemos dizer que cantar é louvar?
Estas e muitas outras questões podem ser abordadas por si.
Convidamos a enviar a sua opinião, mencionando o seu nome, idade, morada, igreja e outros elementos que desejar, se tiver mais alguma coisa a acrescentar às outras opiniões já publicadas.
Que o Senhor o dirija.
Fraternalmente.
Camilo